Salvador inaugura hospital de ortopedia iniciado na gestão Rui Costa
Nesta última segunda-feira (4), o Hospital Ortopédico do Estado foi inaugurado em Salvador, no bairro do Cabula. Especializado em ortopedia e traumatologia, a unidade possui 212 leitos, incluindo 30 de Terapia Intensiva (UTI), 13 salas cirúrgicas, ambulatório, serviço de diagnóstico e reabilitação.
A partir da terça-feira (5), o hospital público começou a receber pacientes, conforme anunciado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de entrega.
Com a gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, parte do Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de duas décadas em São Paulo, a expectativa é realizar mais de 290 mil atendimentos anuais e 15 mil cirurgias ortopédicas, triplicando a capacidade do estado na realização desse procedimento.
A unidade seguirá protocolos de regulação, atendendo casos regulados pela Central Estadual de Regulação em Urgência e Emergência, e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos, evitando atendimento livre.
O hospital também abriga um centro de transplante de tecidos musculoesqueléticos, fundamental para enxertos em áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumas, ou na reconstrução de deformidades.
Equipado com tecnologia moderna para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica, incluindo ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática, a unidade visa oferecer serviços de medicina esportiva.
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. O investimento total na unidade foi de R$ 224 milhões em obras, equipamentos e desapropriação, conforme informado pelo governo da Bahia.