CAPADestaqueGeral

INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará um mutirão de reabilitação profissional nesta segunda-feira (11), sem agendamento prévio, com as equipes das superintendências regionais entrando em contato com os segurados que aguardam atendimento.

Atualmente, 37 mil segurados aguardam avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. O mutirão oferece 4.773 vagas, distribuídas em São Paulo (580), Minas Gerais (1.530), Rio de Janeiro (88), Santa Catarina (630), Pernambuco (1.265), e Distrito Federal (680).

Após a avaliação inicial, serão atendidos os segurados aptos ao programa de reabilitação profissional, envolvendo serviços de especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Os encaminhamentos à reabilitação profissional podem ocorrer por meio da perícia médica, requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal. Durante o programa, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária, e ao final do processo, se bem-sucedido, retorna ao mercado de trabalho. Caso a reabilitação não seja possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.

O INSS ressaltou que o serviço de reabilitação profissional é um programa sequencial, não um atendimento isolado, com critérios específicos para elegibilidade e parcerias com entidades e empresas privadas para a recuperação física dos beneficiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram