Empresa de ônibus metropolitano adia suspensão de linhas para o final de maio
A empresa de transporte metropolitano Avanço adiou novamente a devolução de suas linhas, prevista para esta terça-feira (14). A decisão foi comunicada após uma reunião na segunda-feira (13) entre representantes da Avanço, do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado da Bahia.
Durante a reunião, ficou acordado que a Avanço, juntamente com a empresa Atlântico, devolverá as linhas à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) no dia 30 de maio.
No total, 16 linhas serão devolvidas à Agerba. As empresas justificam a devolução devido a:
- dificuldades financeiras e concorrência com o transporte clandestino;
- alto custo com pedágios;
- despesas com peças para manutenção de veículos;
- ausência de licitação para o transporte metropolitano.
A Avanço inicialmente planejava devolver 14 linhas em 14 de abril, mas após uma reunião com a Agerba naquele mês, decidiu estender o prazo para esta terça-feira (14).
As nove linhas da Avanço que serão suspensas são:
- A800 Camaçari x Águas Claras – via BA-093
- A0812 Camaçari x Simões Filho
- A0813 Candeias x Simões Filho
- A814A Camaçari x Águas Claras – via Parafuso
- A0834 Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
- A0835 Passé x Calçada
- A0903A Candeias x Outlet Premium – via Simões Filho
- 874A Simões Filho x Lauro de Freitas
- 811.URB – Candeias x São Francisco do Conde
Cronologia da crise no transporte metropolitano
O sistema de transporte público metropolitano enfrenta uma crise há pelo menos dois anos:
- 24 de janeiro de 2022: A empresa Viação Sol de Abrantes (VSA) encerrou as operações em oito linhas que atendem as cidades de Candeias, Camaçari e Simões Filho, surpreendendo os passageiros e causando dificuldades de deslocamento.
- 14 de março de 2022: Os ônibus da empresa Bahia Transporte Metropolitano (BTM), que operavam entre Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, não circularam por falta de combustível. Cerca de 40 ônibus que faziam 19 linhas ficaram nas garagens, e a empresa declarou falência.
- 1 de maio de 2022: A Costa Verde encerrou suas atividades na região metropolitana após 26 anos, alegando dificuldades financeiras, impactando cerca de 1.500 trabalhadores.
- 3 de maio de 2022: A empresa Atlântico anunciou a devolução de duas linhas para o dia 30 de maio.
Licitação para renovar frota
A licitação para renovação da frota de ônibus do sistema metropolitano foi prevista para 2017 e, posteriormente, para 2019, mas não ocorreu. No ano passado, a Agerba informou que o processo foi adiado devido à pandemia da Covid-19 e ao aumento significativo dos custos. A agência reguladora afirmou que todo o processo precisará ser revisado para se adequar à nova realidade e que está discutindo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) alternativas para o subsistema metropolitano enquanto novos estudos para a licitação são concluídos.