CAPADestaquePolítica

Israel retira embaixadores de nações que reconheceram o Estado palestino

O Ministério das Relações Exteriores de Israel comunicou, nesta quarta-feira (22), a retirada imediata de seus embaixadores da Irlanda e da Noruega. A medida foi tomada em reação ao reconhecimento oficial do Estado palestino por parte desses países.

Segundo o governo palestino, atualmente, 146 dos 193 Estados-membros da ONU já reconheceram o Estado palestino. No entanto, analistas da CNN observaram que esse tipo de reconhecimento é raro entre os governos da Europa Ocidental.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou que o reconhecimento do Estado palestino prejudica o direito de Israel à autodefesa e os esforços para libertar os 128 reféns mantidos pelo Hamas em Gaza. “Estamos determinados a atingir nossos objetivos: restaurar a segurança dos nossos cidadãos, eliminar o Hamas e trazer de volta os reféns”, afirmou Katz.

Também nesta quarta-feira (22), o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou que o conselho de ministros do país reconhecerá o Estado independente palestino na próxima terça-feira (28).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram