Trilheiro descobre que queda d’água de cachoeira vinha de um cano
Um famoso ponto turístico natural da China está envolvido em uma polêmica após um trilheiro descobrir que a maior cachoeira do país é alimentada por um cano em sua origem. O vídeo gravado pelo turista foi postado nas redes sociais, viralizou rapidamente e forçou as autoridades locais de turismo a se explicarem.
O Ministério do Turismo da China esclareceu que o cano é usado para “garantir a experiência visual durante a estação seca”, quando o volume de água é menor. A Cachoeira Yuntaishan, uma impressionante queda d’água de 312 metros, é considerada uma das mais bonitas do país e atrai muitos turistas com sua paisagem “instagramável”. Ela possui a classificação “área cênica AAAAA” da Administração Nacional de Turismo da China, reservada para as atrações mais importantes e bem conservadas do país.
Com a viralização do vídeo, os operadores do Parque Geológico de Yuntai admitiram a existência do cano na terça-feira, gerando reações variadas do público. Eles justificaram a instalação afirmando que, como o grande volume de água só ocorre no outono e na primavera, o cano foi colocado para garantir que os turistas não fiquem desapontados.
O Ministério do Turismo chinês reiterou que a cachoeira é autêntica, existe há milhares de anos e que o cano foi instalado apenas para auxiliar durante os períodos de seca.