Bebê que usou embalagem de bolo em hospital no RN deixa UTI
O bebê de três meses que precisou usar uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio recebeu alta da UTI do Hospital Varela Santiago, em Natal (RN), nesta quinta-feira (13).
Segundo a médica Silvana Braga, coordenadora técnica do hospital, o bebê está apresentando “melhora progressiva”. “Ainda está utilizando suplementação de oxigênio por meio de cateter nasal, mas já foi liberado da nossa UTI pediátrica”, explicou a médica.
Agora, o bebê foi transferido para uma das enfermarias do Hospital Varela Santiago, onde “continuará recebendo todos os cuidados necessários”, acrescentou Silvana Braga.
MÁSCARA IMPROVISADA
No Hospital Municipal Aluízio Bezerra, onde a criança estava internada antes de ser transferida para o Varela Santiago, uma embalagem de bolo foi improvisada como máscara de oxigênio para ajudar na respiração do bebê.
A criança foi hospitalizada devido a problemas respiratórios graves e deu entrada na unidade no sábado (8). Segundo os pais, o bebê apresentava “desconforto respiratório” e sintomas como congestão nasal, febre, rinorreia (secreção nasal excessiva), vômitos e diarreia. As informações são da Prefeitura de Santa Cruz.
A equipe médica diagnosticou bronquiolite. Como o hospital municipal não é especializado em UTI pediátrica, a transferência do bebê para uma unidade adequada foi solicitada. No entanto, durante a espera, o estado do bebê piorou, e foi necessário improvisar uma máscara de oxigênio para garantir sua segurança.
O UOL tentou novamente contato com a Prefeitura de Santa Cruz para obter informações sobre a falta de máscara de oxigênio no hospital municipal. Caso haja resposta, o texto será atualizado.