Investigador da polícia é baleado e liderança criminosa morre em operação no bairro de Tancredo Neves
Na manhã desta segunda-feira (19), um investigador do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) foi baleado durante uma operação policial no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Na ação, um suspeito também foi atingido, sendo levado ao Hospital Geral Roberto Santos, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O suspeito, que já possuía antecedentes por tráfico de drogas, era investigado como líder de uma organização criminosa responsável por vários “bondes” na capital baiana e era considerado chefe de uma facção em Tancredo Neves.
De acordo com a polícia, a operação foi conduzida pela Coordenação de Operações do Deic. Os agentes estavam cumprindo um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Ibicaraí contra João Pedro Prates dos Santos, conhecido como “JP”, em um possível esconderijo no bairro do Cabula.
Além disso, “JP” também era acusado de uma tentativa de homicídio contra um policial militar em Ibicaraí, ocorrida em 2020.
O diretor do Deic, delegado Thomas Galdino, detalhou a ação, explicando que, ao chegarem ao local, o suspeito, identificado como o “01” de Tancredo Neves, reagiu atirando contra os policiais, resultando em um confronto que levou à sua morte.
O investigador baleado não corre risco de vida. Com o suspeito, a polícia encontrou uma pistola calibre 9 mm, uma gandola camuflada, um colete balístico e um artefato explosivo.