CAPADestaqueGeral

Deputados federais baianos migram para Bluesky e Threads em meio à tensão com X e Elon Musk

Em meio ao conflito entre o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre a continuidade da plataforma X, antiga Twitter, no Brasil, os políticos baianos se dividiram entre apoiar o proprietário da Starlink ou defender a decisão da Suprema Corte. Contudo, independentemente de serem a favor ou contra a decisão do STF, 26 dos 39 deputados, correspondendo a 66%, já possuem contas em aplicativos similares, como o Threads, vinculado ao Instagram, ou o Bluesky. Todos os deputados têm perfis no Facebook e Instagram.

Os 14 deputados que ainda não possuem perfis em plataformas similares ao X são, em ordem alfabética: Adolfo Viana (PSDB), Alex Santana (Republicanos), Antonio Brito (PSD), Arthur Maia (União), Elisangela Araújo (PT), Félix Mendonça Jr. (PDT), João Carlos Bacelar (PL), José Rocha (União), Leur Lomanto Jr. (União), Márcio Marinho (Republicanos), Otto Alencar Filho (PSD), Pastor Isidório (Avante), Paulo Magalhães (PSD), e Roberta Roma (PL). Embora Roberta Roma tenha anunciado um perfil no Koo, plataforma similar ao X, esta já foi descontinuada.

BLUESKY OU THREADS?
Nesta segunda-feira (2), a Bluesky, rede lançada em 2021, registrou 2 milhões de novas contas desde a última sexta-feira (30), quando foi confirmada a suspensão do aplicativo concorrente. Apesar disso, esse crescimento não se refletiu na bancada baiana na Câmara.

Comparado ao Threads, a adoção do Bluesky entre os políticos baianos foi limitada: dos 26 parlamentares que possuem contas em plataformas similares ao X, apenas dois, os petistas Jorge Solla e Josias Gomes, possuem contas no Bluesky. Ambas as contas foram criadas antes das recentes instabilidades do aplicativo de Elon Musk e não são atualizadas há cerca de dois meses. Josias Gomes também mantém uma conta no Threads.

Entre os 23 usuários do Threads, quatro não atualizam seus perfis há mais de oito meses e não utilizaram a plataforma em 2024. Os outros 19 deputados mantiveram suas contas ativas desde janeiro deste ano, sendo que a maioria fez publicações nos últimos dois meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram