Salvador pode sediar Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027; entenda o processo
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) deu início ao processo de seleção das cidades-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta segunda-feira (2) as cidades candidatas, destacando Salvador, que propôs a Arena Fonte Nova como sede para a décima edição do torneio.
O seminário virtual contou com a participação de executivos da FIFA, autoridades das cidades candidatas e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. “A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será um marco histórico, não apenas para o Brasil, mas para toda a América do Sul, elevando o futebol feminino de seleções ao mais alto patamar”, declarou Rodrigues. Ele também enfatizou que a colaboração dos governos e das federações estaduais será fundamental para o sucesso da organização do evento.
Nos próximos meses, a FIFA avaliará as cidades e estádios propostos pela CBF para sediar o torneio. Serão necessários, no mínimo, oito estádios para a realização da competição, além de uma análise abrangente dos centros de treinamento, hotéis, redes de transporte, aspectos financeiros, possíveis locais para os FIFA Fan Festivals e o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade e o desenvolvimento do futebol feminino.
As cidades e estádios candidatos são:
– Belém: Estádio Mangueirão
– Belo Horizonte: Estádio Mineirão
– Brasília: Estádio Mané Garrincha
– Cuiabá: Arena Pantanal
– Fortaleza: Arena Castelão
– Manaus: Arena da Amazônia
– Natal: Arena das Dunas
– Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
– Recife: Arena de Pernambuco
– Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
– Salvador: Arena Fonte Nova
– São Paulo: Arena Corinthians
Entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro, um grupo de especialistas da FIFA visitará cada um dos estádios e cidades candidatos para realizar inspeções. Em novembro, novas inspeções serão realizadas nos centros de treinamento e hotéis das equipes. O anúncio das cidades que sediarão a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está previsto para 2025.