75 cidades brasileiras estão sem chuva há mais de 100 dias
O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) informou que 75 cidades brasileiras estão sem chuva há mais de 100 dias. Essa situação afeta mais de 12 milhões de pessoas, que não veem precipitação há mais de três meses.
A seca prolongada atinge diversas regiões do país, impactando principalmente capitais como Palmas (Tocantins), Cuiabá (Mato Grosso), Goiânia (Goiás) e Brasília. Segundo o Inmet, a maior parte das cidades afetadas pela estiagem está localizada nos estados de Minas Gerais e Goiás.
“Nós estamos enfrentando um fortalecimento da massa de ar seco, que cobre quase todo o Brasil, bloqueando a entrada das massas de ar frio e úmido provenientes do extremo sul, impossibilitando que cheguem a Minas Gerais”, explicou Carlos Wagner Coelho, geógrafo especializado em climatologia, em entrevista ao G1.
Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a falta de chuvas já dura 138 dias, uma situação inédita em mais de 60 anos, segundo o Inmet. O Ministério do Meio Ambiente informou que a qualidade do ar na cidade alcançou o nível de “muito ruim”.