CAPADestaqueGeral

Alunos de BI de Saúde acusam Ufba de reduzir quantidade de vagas em transição para curso de Medicina

Estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI em Saúde) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que ingressaram no semestre 2021.1, apresentaram uma impugnação a um edital da universidade após a abertura de um processo seletivo de transição para o curso de Medicina.

O problema surgiu porque, devido ao atraso no início das aulas causado pela pandemia de covid-19, os alunos dessa turma têm previsão de formatura simultânea com os ingressantes de 2022.1, aumentando a concorrência para a transição para os cursos de Fisioterapia, Odontologia e Medicina, e gerando uma maior disputa por vagas.

Após essa situação, um acordo foi firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Ufba, garantindo a disponibilização do mesmo número de vagas, mas com processos seletivos separados para as duas turmas. A Ufba acatou o pedido dos estudantes e estabeleceu que a transição seria realizada de maneira equitativa para todos os semestres. Com isso, a universidade publicou uma nova resolução em 21 de agosto, anunciando uma transição extraordinária.

No entanto, a nova proposta disponibiliza apenas 32 vagas de transição para o curso de Medicina em Salvador, deixando de fora as 9 vagas que deveriam ser destinadas ao campus de Vitória da Conquista, conforme previsto no PPL do curso, explicou uma aluna da instituição ao site Bahia Notícias.

“A resolução prevê 41 vagas para Medicina, sendo 32 em Salvador e 9 em Vitória da Conquista. Contudo, como a transição ocorre apenas uma vez no início de cada ano, e já houve uma este ano, a Ufba está justificando essa ‘transição extraordinária’ como motivo para o número reduzido de vagas, não só para Medicina, mas para outros cursos também. Em nenhum momento a Ufba nos avisou sobre o déficit de 9 vagas, deixando Vitória da Conquista fora do edital”, relatou a estudante, que preferiu não se identificar.

Ela também ressaltou que a universidade não informou claramente quais vagas estariam disponíveis, surpreendendo a turma quando o edital foi publicado em 21 de agosto, sem atender à quantidade correta de vagas previstas.

“Eles não explicaram claramente sobre as vagas até a publicação do edital, o que nos pegou de surpresa. O correto seria essa transição já que nossa turma de 2021.1 começou efetivamente em 2021.2, enquanto novos alunos ingressaram em 2022.1, o que criou a necessidade de transições distintas para contemplar as duas turmas. O erro foi não seguir a resolução que nos garante o número total de vagas desde o início”, afirmou a aluna.

Outra estudante, que também preferiu manter o anonimato, destacou que a redução das vagas impacta diretamente na turma, especialmente para aqueles que pretendiam ingressar no campus de Vitória da Conquista, forçando-os a permanecer em Salvador e aumentando a competitividade.

“A falta de cumprimento da decisão reduz o número de vagas previstas, forçando alunos que esperavam ir para Vitória da Conquista a permanecerem em Salvador, o que eleva a competitividade. Além disso, isso fere a isonomia da resolução CONSEPE 2/2008, que estabelece o número de vagas por curso, e demonstra a negligência da universidade com os alunos do BI em Saúde, principalmente pela falta de comunicação clara e em tempo hábil”, ponderou.

Em resposta, a Ufba informou ao Bahia Notícias que está se empenhando para organizar o processo seletivo extraordinário, e que, conforme comunicado da reitoria, foram disponibilizadas 32 vagas para o curso de Medicina.

“A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da UFBA tem se dedicado à organização do processo seletivo extraordinário do BI-CPL em 2024.2, envolvendo cursos que oferecem vagas no segundo semestre, totalizando 472 vagas de transição em 44 cursos, conforme comunicado publicado pela Prograd. Para Medicina, estão sendo oferecidas 32 vagas na Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador.”

A Ufba também esclareceu que: “Nos cursos que não têm turmas no segundo semestre, como o Instituto de Medicina e Saúde no campus de Vitória da Conquista, por essa razão, não foram disponibilizadas vagas de transição. A Ufba, por meio da Prograd, está em constante diálogo com os estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e espera alcançar um entendimento que evite prejuízos ao processo seletivo extraordinário e às 472 vagas oferecidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram