Instagram associa palavra “negra” com drogas; entenda
Nesta quinta-feira (05), os brasileiros foram surpreendidos ao perceber que o Instagram estava associando a palavra “negra” a drogas. Ao realizar a busca pelo termo, nenhum resultado é exibido e, em seu lugar, surge uma mensagem de alerta.
A mensagem diz: “A venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas. Além disso, são práticas ilegais na maioria dos países. Se você ou alguém que conhece está lutando contra o abuso de substâncias, pode obter ajuda com referências confidenciais para tratamento, além de apoio à prevenção e recuperação.”
Alguns usuários do Bluesky sugeriram que essa associação se deve a uma gíria americana relacionada à heroína, droga sintética, conforme indicado pela agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA). A agência explica que o termo “negra” é usado no país como uma referência à droga.
Tanto no Instagram quanto no Threads, que é conectado à plataforma, as buscas por termos relacionados a drogas, como “maconha” e “cocaína”, também não mostram resultados. Embora as diretrizes da Central de Ajuda do Instagram indiquem como a plataforma seleciona os conteúdos recomendados, elas não explicam por que o termo “negra” foi vinculado a esse contexto. Até o momento, a rede social não se manifestou sobre a situação.