MPF investiga empresa suspeita de contaminação de água no sul da Bahia
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar a empresa Baroid Pigmina Industrial e Comercial LTDA, suspeita de ser a responsável pela contaminação da água destinada ao consumo humano nas comunidades de Ilha Grande, Ilha Pequena e Cajaíba, no município de Camamu, região da Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia.
Conforme informações do MPF, uma investigação realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontou que a contaminação da água por chumbo em Ilha Grande está ligada à atividade de mineração conduzida pela empresa ao longo de décadas.
O documento também revela que as águas subterrâneas rasas em algumas áreas da ilha apresentam altos níveis de ferro e manganês, cujas concentrações foram aumentadas pela mineração. “A contaminação observada está associada a lançamentos históricos da Usina de Beneficiamento, seguidos de transporte e disposição dos resíduos”, afirma o órgão.
O MPF destaca que a abertura do inquérito se dá pela “necessidade de reunir elementos para avaliar a existência de danos morais coletivos, sociais e ao projeto de vida das gerações impactadas pela degradação dos recursos naturais e do meio ambiente”.