Delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza é nomeado Secretário-Geral da INTERPOL
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito como o novo Secretário-Geral da INTERPOL durante a Assembleia-Geral da organização, realizada em Glasgow, Escócia. Com essa eleição, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a assumir o cargo em toda a história centenária da INTERPOL, marcando um momento significativo para o Brasil e fortalecendo sua participação na luta contra o crime organizado no cenário internacional.
A escolha de Urquiza foi aprovada pela maioria dos 196 países membros da INTERPOL, e ele assumirá a função em 7 de novembro de 2024, ao término do mandato de Jürgen Stock, atual Secretário-Geral, que é alemão. A decisão foi inicialmente tomada pelo Comitê Executivo da INTERPOL em junho de 2024, em Lyon, e confirmada nesta terça-feira, 5 de novembro.
Essa nomeação reflete a importância que o governo brasileiro atribui ao combate ao crime organizado transnacional, destacando a crescente relevância da cooperação internacional. Além disso, é um reconhecimento global ao profissionalismo e à competência da Polícia Federal do Brasil, assim como à sua contribuição para os esforços da INTERPOL.
A eleição de Valdecy Urquiza foi resultado de uma bem-sucedida campanha que contou com a colaboração estreita entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Como Secretário-Geral da INTERPOL, Urquiza ocupará o principal cargo executivo da organização, com um mandato de cinco anos. Atualmente, ele exerce a função de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e já foi Vice-Presidente da INTERPOL para as Américas entre 2021 e 2024.
Ao longo de sua carreira, Urquiza desempenhou papéis de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA. Aos 43 anos, natural de São Luís, Maranhão, ele assumirá a liderança da INTERPOL, guiando os esforços globais da organização no combate ao crime transnacional e na promoção da cooperação policial internacional.