Enem 2024: estudantes podem solicitar reaplicação das provas até sexta-feira
Os candidatos que não puderam realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devido a problemas logísticos ou a doenças previstas no edital podem solicitar a reaplicação do exame entre esta segunda-feira (11) e sexta-feira (15), por meio da Página do Participante. A reaplicação não é permitida para quem faltou em qualquer um dos domingos por razões que não se enquadram nas regras do edital. As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
Entre os motivos logísticos que justificam a reaplicação estão falhas na infraestrutura, interrupção no fornecimento de energia elétrica no local de prova e erros de aplicação. No caso de problemas de saúde, a reaplicação é permitida para candidatos diagnosticados com doenças infectocontagiosas, como Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, doença invasiva por Haemophilus influenzae, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
DOCUMENTAÇÃO
Para os casos de doenças, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados de documentação médica comprobatória, que será analisada individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já para os problemas logísticos, o instituto verificará as solicitações com base nos registros das ocorrências durante a aplicação.
DADOS GERAIS
O Enem 2024 registrou mais de 4,3 milhões de inscritos em todo o Brasil. Na Bahia, foram mais de 376 mil candidatos, alcançando 100% dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, incluindo cerca de 140 mil da rede estadual.