PF deflagra segunda fase da Operação Cannabis Express para reprimir o tráfico internacional de drogas
Nesta terça-feira (3), a Polícia Federal realizou a segunda fase da Operação Cannabis Express, que tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas e a associação criminosa para o tráfico.
A operação contou com a participação de cerca de 40 agentes federais, responsáveis por cumprir nove mandados de busca e apreensão, além de três de prisão preventiva, expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná. As ações ocorreram em Santa Helena, Cascavel, Pato Bragado e Curitiba, no Paraná, e em Franca, no estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o esquema começava no Paraguai, onde a droga era transportada por via fluvial até propriedades localizadas próximas ao lago da represa de Itaipu, na região de Santa Helena. A partir daí, os entorpecentes eram distribuídos para várias regiões do Brasil utilizando veículos pequenos e caminhões.
O grupo também empregava outra estratégia para o tráfico: o envio das drogas por meio de empresas de transporte de cargas, que as levavam até centros de distribuição em outros estados, onde eram entregues aos compradores.