CAPACidadesDestaque

Dia D contra a Dengue acontece em Salvador nesta sexta; mobilização nacional será no sábado

Salvador promove nesta sexta-feira (13) o Dia D Contra a Dengue, como parte da campanha Verão sem Mosquito, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde. A iniciativa inclui uma série de ações nos 12 distritos sanitários para combater e prevenir o Aedes aegypti.

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão envolvidos em inspeções zoosanitárias, visitas às residências, tratamentos e eliminação de criadouros do mosquito, além de ações de bloqueio da transmissão. Também serão realizadas atividades educativas em escolas, praças e ruas, com distribuição de panfletos e palestras em unidades de saúde e outros locais públicos.

Situação da dengue em Salvador

De janeiro a novembro deste ano, Salvador registrou aproximadamente 1.700 casos de dengue, representando uma redução de 77% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep).

A diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador, destacou que a redução nos casos reflete o trabalho efetivo realizado pelo CCZ e pela Secretaria Municipal da Saúde. Ela também reforçou a importância da vacinação contra a dengue, disponível para o público elegível nas unidades de saúde, além das ações preventivas contínuas.

Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos em todas as salas de vacinação da rede municipal, das 8h às 16h30.

Como colaborar

A população também pode denunciar imóveis abandonados ou focos do mosquito pelo Fala Salvador (156) ou através do Salvador Digital.

Mobilização nacional

No âmbito nacional, o Dia D Contra a Dengue será realizado no sábado (14), unindo estados e municípios no enfrentamento à doença. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta que pequenas ações semanais, como eliminar água parada em vasos, pneus e recipientes, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito, já que cerca de 75% dos focos estão dentro das residências.

Dicas de prevenção

• Elimine recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e vasos;

• Mantenha caixas d’água e reservatórios bem tampados;

• Limpe calhas e lajes regularmente;

• Use repelentes e roupas de mangas compridas, principalmente durante o dia;

• Instale telas de proteção em portas e janelas.

Essas medidas são essenciais para proteger a população e combater a dengue, especialmente com a chegada do verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram