Ministério da Justiça quer usar inteligência artificial em presídios
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a aquisição de 80 aparelhos de raios X com tecnologia de inteligência artificial para aprimorar a segurança em presídios de todo o Brasil. Esses equipamentos serão distribuídos para unidades prisionais nos 26 estados, no Distrito Federal e nos cinco presídios federais, com o objetivo de impedir a entrada de armas, drogas e outros objetos proibidos.
Os scanners possuem um túnel com dimensões de 40 centímetros de largura por 60 de comprimento e utilizam tecnologia de visualização em 3D. De acordo com o edital, os dispositivos devem contar com uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar os operadores na identificação de itens proibidos no sistema prisional.
A compra foi precedida por estudos técnicos realizados pela Coordenação-Geral de Aparelhamento, Inovação e Tecnologia (CGAIT), ligada à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Desde 2014, a CGAIT realiza pesquisas sobre avanços tecnológicos em equipamentos de inspeção e, mais recentemente, sobre o uso de inteligência artificial nesse tipo de tecnologia.
“Com o avanço tecnológico, a CGAIT conduziu um estudo para avaliar a aplicabilidade da inteligência artificial nesses aparelhos. Após a pesquisa, identificamos ao menos três fabricantes que atendiam às especificações técnicas necessárias”, informou o órgão.
As informações foram publicadas pelo site Metrópoles.