Jerônimo decreta luto oficial de dois dias na Bahia após mortes em acidente na BR-116
O Governo da Bahia declarou luto oficial de dois dias, por meio de uma edição extraordinária do Diário Oficial publicada neste domingo (22), em homenagem às vítimas do grave acidente ocorrido no último sábado (21). O acidente envolveu um ônibus que transportava passageiros de São Paulo para a Bahia, uma carreta e um carro de passeio na BR-116, próximo ao município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais.
Com secretarias e órgãos mobilizados, o governo baiano está dando suporte às ações de identificação, traslado, transferência e demais providências relacionadas às vítimas. Até a noite deste domingo, havia a confirmação de 41 mortes, a maioria por carbonização, e seis sobreviventes, incluindo três crianças. Muitas das vítimas eram naturais da Bahia, provenientes de diversos municípios.
Em nota, o Governo da Bahia reforçou que está à disposição do Governo de Minas Gerais para auxiliar nas atividades de identificação das vítimas. Desde o início, equipes baianas mantêm contato com a Polícia Civil de Minas Gerais, que informou inicialmente não ser necessário o envio de apoio técnico, mas segue monitorando possíveis demandas, como a análise de perfis genéticos de vítimas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT-BA) permanece preparado para realizar o processamento de amostras biológicas de familiares, caso necessário.
No sábado, o governador Jerônimo Rodrigues entrou em contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para oferecer apoio às ações. Pelas redes sociais, Jerônimo lamentou a tragédia e manifestou solidariedade às famílias das vítimas. Simultaneamente, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin) iniciou contato com prefeitos das cidades de destino das vítimas, como Marcionílio Souza, Elísio Medrado, Vitória da Conquista, Jequié, Iramaia, Maracás, Iaçu, Itaeté, Poções, Santa Inês e Mirante.
Transferência de Feridos
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) está em contato com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais para auxiliar na transferência de feridos para unidades de saúde baianas. Uma aeronave equipada com UTI será enviada para transportar pacientes que necessitem de monitoramento especializado.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está tomando providências em relação ao traslado de menores de idade, em articulação com o Conselho Tutelar e equipes de serviço social dos hospitais.
Identificação dos Corpos
O DPT-BA mantém contato com o Instituto de Identificação de Minas Gerais para colaborar na identificação das vítimas. Equipes técnicas estão prontas para auxiliar no reconhecimento de corpos, incluindo o uso de material genético de familiares caso outros métodos, como papiloscopia ou odontologia legal, não sejam suficientes.
As amostras coletadas de familiares nas unidades regionais do DPT-BA serão enviadas à Coordenação de Genética Forense em Salvador para processamento, caso solicitado pela Polícia Civil de Minas Gerais. O DPT também mobilizou suas coordenadorias regionais em Vitória da Conquista, Jequié, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus para atender familiares.
Atendimento aos Familiares
Familiares podem buscar informações ou realizar coleta de material genético nos seguintes locais:
• DPT Vitória da Conquista
Coordenador: Manoel Itabaiana
Endereço: Av. Brumado, 1500
Telefone: (77) 98875-3282
• DPT Jequié
Coordenador: Vanderclei Carvalho Moreira
Endereço: Av. Gov. Lomanto Júnior, 2876, bairro Cansanção
Telefones: (73) 99169-3785 / (73) 3526-0472 / (73) 3526-4573
• DPT Itaberaba
Coordenador: Maurício Carvalho
Endereço: Rua Herculano Vieira Torres, s/n, bairro Caetitu
Telefones: (75) 99156-7480 / (75) 3251-1905
• DPT Santo Antônio de Jesus
Coordenadora: Amanda Cabral
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n, bairro São Paulo
Telefones: (75) 99840-3847 / (75) 3631-2805 / (75) 3631-1197
O governo estadual reafirma seu compromisso com as famílias das vítimas e a disposição para continuar colaborando nas ações necessárias para amenizar o impacto dessa tragédia.