Estados Unidos formaliza repatriação de esmeralda avaliada em R$ 6 bi encontrada em Pindobaçu
Os Estados Unidos anunciaram que irão devolver ao Brasil uma esmeralda de 380 kg encontrada em Pindobaçu, na região do Piemonte Norte do Itapicuru, na Bahia. Avaliada em R$ 6 bilhões, a pedra será exposta no Museu Nacional do Rio de Janeiro. No entanto, ainda não há data definida para sua chegada ao país.
A repatriação atende a um pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A esmeralda foi descoberta em 2001, mas em 2005 foi levada aos EUA de forma ilegal, utilizando documentos falsificados.
De acordo com o portal G1, a Justiça Federal de Campinas (SP) condenou, em 2017, Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho por exportarem a pedra de maneira irregular. Na mesma decisão, ficou determinado que a esmeralda deveria ser devolvida ao Brasil por qualquer pessoa ou entidade que a possuísse.
A Advocacia-Geral da União (AGU) esteve envolvida no caso por quase uma década, solicitando cooperação jurídica à Justiça americana por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).