CAPACidadesDestaque

Situação de contaminação no Guarujá é considerada surto; Praia Grande apresenta aumento de casos de doenças diarreicas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo declarou que a situação em Guarujá, no litoral paulista, é considerada um surto devido ao aumento no número de casos de gastroenterite nos últimos dias. A confirmação veio da diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Alessandra Lucchesi, que explicou à Agência Brasil que o volume de atendimentos registrados já configura um surto.

Segundo Alessandra, ainda é necessário que o município forneça mais informações para avaliar a abrangência do surto, determinando se ele afeta toda a cidade ou apenas áreas específicas. “Neste momento, estamos utilizando o termo surto para descrever a situação em Guarujá”, afirmou.

Além de Guarujá, a Secretaria de Saúde também acompanha a cidade de Praia Grande, que tem registrado um aumento nos casos de doenças diarreicas. No entanto, ainda não há confirmação de que se trate de um surto, e as autoridades locais estão investigando a situação.

A comparação dos dados atuais com os do ano passado ainda não é possível, pois o monitoramento das doenças diarreicas é realizado com base em semanas epidemiológicas. Alessandra Lucchesi informou que uma análise mais detalhada poderá ser feita na próxima segunda-feira, quando os dados municipais e estaduais serão consolidados. Ela também ressaltou que, devido à sazonalidade da doença, um aumento nos casos é comum no início do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram