Anvisa proíbe venda de creme dental Colgate após efeitos adversos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, a partir desta quinta-feira (27), a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Total 12 Clean Mint. A decisão foi tomada como medida cautelar após o registro de um “número significativo de eventos adversos” relacionados ao uso do produto. Nas redes sociais, consumidores relataram sintomas como inchaço nos lábios, aftas, irritação e sensação de queimação.
O creme dental, que promete uma proteção antibacteriana ativa por até 12 horas, teve sua fórmula reformulada pela Colgate e anunciada no final de novembro do ano passado.
A Anvisa adota interdições cautelares quando há indícios evidentes de alteração ou adulteração de um produto. De acordo com a Lei 6.437/1977, a medida tem validade de 90 dias a partir da publicação. Como se trata de uma decisão temporária, a Colgate-Palmolive pode recorrer.
O principal objetivo da suspensão é prevenir o consumo de produtos potencialmente irregulares ou sob suspeita. Entre as ações que podem ser aplicadas estão apreensão, recolhimento, suspensão e proibição de armazenamento, venda, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso do produto.