CAPADestaqueGeral

Usar celular no carregador é perigoso? Engenheiro explica os riscos

Usar o celular enquanto ele está carregando pode representar um risco. Nos últimos anos, tem se tornado mais comum o registro de choques elétricos e até explosões nessas circunstâncias. O engenheiro eletricista e diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), Edson Martinho, alerta para os perigos dessa prática.

“Não façam. Os equipamentos são projetados para evitar problemas, e nem sempre eles acontecem, mas há casos registrados, então o risco existe”, afirma o engenheiro. Segundo ele, nos últimos sete anos, o Brasil tem registrado, em média, 50 acidentes por ano relacionados a carregadores e baterias de celular.

Martinho explica que, ao conectar um carregador à tomada e ao celular, o dispositivo reduz a tensão elétrica de 127 ou 220 volts para apenas 5 volts. No entanto, caso ocorra uma falha, a corrente pode ultrapassar o limite seguro e transmitir até 220 volts para o aparelho — e para quem estiver manuseando-o. “É como se você estivesse com o dedo na tomada”, alerta.

O risco se agrava se o usuário estiver utilizando fones de ouvido, pois, nesse caso, em uma falha elétrica, a descarga pode atingir diretamente a cabeça. A recomendação do especialista é sempre desconectar o celular do carregador antes de usá-lo.

“Além disso, o ideal é deixar o aparelho carregando em um local ventilado e sobre uma superfície fria. E, se o carregador ou a bateria não forem originais, o risco aumenta significativamente”, reforça Martinho.

Fonte: Rádio Metrópole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram