Projeto de regulamentação dos patinetes elétricos em Salvador está em fase final, diz Semob
A Secretaria de Mobilidade (Semob) anunciou que a regulamentação dos patinetes elétricos em Salvador está na fase final de elaboração. A iniciativa visa definir regras para garantir a segurança no trânsito e a organização do espaço público. Atualmente, são realizadas mais de 25 mil viagens diárias e, desde o início da autorização provisória, houve o registro de três acidentes graves.
Enquanto a regulamentação definitiva não é implementada, a fiscalização já está em andamento para coibir o uso inadequado dos patinetes. Desde janeiro, cerca de 500 contas foram bloqueadas por infrações, como transportar mais de uma pessoa no mesmo veículo e permitir que menores de idade utilizem o serviço com a autorização de adultos. A empresa JET, responsável pela operação, conduz essas ações sob supervisão diária da Semob.
Apesar do crescimento do serviço e do aumento no número de usuários cadastrados, a prefeitura reforça a necessidade do cumprimento das normas de mobilidade urbana. Como medida de segurança, a empresa responsável disponibiliza aulas gratuitas de direção para maiores de 18 anos, sem necessidade de inscrição. Além disso, a Semob incentiva denúncias de irregularidades por meio dos canais oficiais e segue monitorando o funcionamento do serviço enquanto finaliza sua regulamentação.