Banco Central revela novidades para o Pix; confira mudanças
O Pix deve receber novas funcionalidades ao longo dos próximos anos. A informação foi confirmada pelo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que antecipou algumas das novidades previstas para a plataforma durante sua gestão, com mandato até 2028.
O anúncio foi feito durante o evento em comemoração aos 60 anos do Banco Central, realizado na sede da instituição em Brasília (DF), com a participação de ex-presidentes, diretores, colaboradores e convidados.
Entre as melhorias previstas, além do recém-lançado Pix por Aproximação, Galípolo mencionou o futuro lançamento do Pix Parcelado, que permitirá o pagamento de compras em parcelas, com taxas mais acessíveis. Outra novidade será o Pix como Garantia, funcionalidade que permitirá aos empreendedores utilizar suas chaves Pix como forma de garantia em operações de crédito.
O Banco Central também planeja reforçar a segurança da ferramenta, com medidas para rastrear transações e combater fraudes. Outra frente de inovação será o desenvolvimento do Drex, a versão digital do real.