Mototaxistas terão linha de crédito para comprar moto nova
Nesta segunda-feira (7), o governador Jerônimo Rodrigues lançou o Projeto Condução Decente e assinou um decreto que modifica o regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), criando uma nova linha de crédito voltada especialmente para mototaxistas, motofretistas e para a renovação da frota de autoescolas.
Além do incentivo financeiro, o projeto prevê ações de capacitação e promoção da segurança para os profissionais que atuam no transporte de pessoas e mercadorias em motocicletas. Durante o evento, o governador também anunciou a isenção do IPVA para motos antigas, como forma de apoiar os trabalhadores que utilizam veículos mais antigos no dia a dia.
“Essa é uma pauta construída a partir das demandas da própria categoria”, explicou Jerônimo. “A criação dessa linha de crédito via Desenbahia permitirá a compra de motos, instrumento de trabalho desses profissionais. Teremos também cursos de capacitação voltados para o trabalho digno e seguro — tanto para quem transporta, quanto para o que é transportado, seja pessoa ou mercadoria. Ao final da formação, os participantes receberão EPIs: dois capacetes e antena corta-pipa. Já os motofretistas receberão ainda uma mochila adequada para o transporte dos produtos”, detalhou o governador em coletiva de imprensa.