Marinha concede Medalha “Mérito Tamandaré” ao presidente da Autoridade Portuária Federal – CODEBA
. A entrega foi realizada pelo Vice-Almirante Gustavo Calero garrida Pires, durante a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Marinheiro realizada na tarde da última sexta-feira (12), no Forte de Santo Antônio (Farol da Barra). A honraria é concedida em reconhecimento aos serviços de divulgação e fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
Ao ser agraciado com a medalha, Antonio Gobbo ressaltou a relação forte entre a Marinha e a CODEBA. “Essa Medalha de Tamandaré é sem dúvidas a maior honraria que eu já recebi. Mas o mais importante é poder dividir com todas as pessoas que atuam na Autoridade Portuária de forma, na medida do que nos cabe, proporcionar apoio e suporte às ações da Marinha no sentido do desenvolvimento e da soberania nacional”.
A realização das atividades inerentes à preservação e fortalecimento da presença marítima nacional, são fundamentais para a proteção da soberania nacional, e abrangem não apenas a defesa, mas também o aporte de infraestrutura náutica e portuária, pesquisas científicas e ações cívico-sociais. Além da imposição da “Medalha Tamandaré”, durante a cerimônia, a Marinha premiou os estudantes que se destacaram no Concurso de Redação Operação Cisne Branco.
Na cerimônia, o Vice-Almirante Garrida, relembrou a história de vida do Almirante de Tamaré, destacando sua ligação com a Bahia durante os 66 anos de serviços prestados à Marinha. “Tamaré teve uma longa carreira na Marinha. Aos 15 anos, ingressou como voluntário da Marinha do Brasil e fez parte da nascente Esquadra Brasileira. Ele comandou aqui em Salvador, nos anos de 1844 e 1845 do século XIX, a Divisão Naval do Centro, quando era capitão de Fragata, aqui na cidade.

