Kátia Oliveira faz alerta para avanço dos feminicídios e cobra ações firmes para combater violência contra a mulher na Bahia
A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) alertou na última quinta-feira (7) para o avanço dos casos de feminicídio na Bahia, especialmente os crimes cometidos com uso de arma de fogo, que vêm registrando crescimento em Salvador e na Região Metropolitana. Para a parlamentar, os dados recentes escancaram uma realidade grave e exigem respostas urgentes do poder público.
Levantamento do instituto Fogo Cruzado aponta um aumento de 83,3% nos casos de feminicídios com arma de fogo em 2025 comparado ao ano anterior. Apesar de leis de proteção já existentes, como a Lei Maria da Penha, a deputada avalia que a efetividade das políticas públicas ainda está aquém do necessário para proteger a vida das baianas.
“Os números de feminicídios na Bahia são alarmantes e revelam que estamos falhando enquanto Estado e enquanto sociedade na proteção das mulheres. Cada mulher assassinada representa uma vida interrompida, uma família destruída e um alerta de que precisamos agir com mais firmeza e responsabilidade. Não podemos aceitar que a violência contra a mulher continue avançando dessa forma”, afirmou.
A parlamentar defendeu o fortalecimento da rede de proteção, com ampliação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), expansão da Ronda Maria da Penha, maior integração entre as forças de segurança e políticas públicas que garantam acolhimento, proteção e autonomia financeira às vítimas.
“É preciso investir em prevenção, investigação eficiente e punição rigorosa aos agressores, mas também em políticas que garantam às mulheres condições reais de romper o ciclo da violência. O combate ao feminicídio precisa ser prioridade absoluta. Defender a vida das mulheres é um dever do Estado”, disse.
Foto: Max Haack/ Divulgação

