Verão no Pelô: sábado (10) de Pelourinho lotado ao ritmo do Reggae, afrobeat, soundsystem e samba
No compasso do reggae, do soundsystem, do ijexá, do afrofunk e do samba, no sábado (10) no Pelourinho foi marcado por muita movimentação e diversão para quem circulou pelos largos e ruas do Centro Histórico. No Largo Pedro Archanjo, o Ministereo Público comandou o Reggae Verão, com participações de Renata Bastos e Dada Yute. Já o Largo Tereza Batista ficou lotado ao som do IFÁ, que misturou ijexá, funk e afrobeat.
Para os fãs do samba e do pagode das antigas, a Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba recebeu o Sampelô, reunindo Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa, enquanto no Largo Quincas Berro D’Água, o grupo Mãos no Couro garantiu a animação da noite. A programação integra o projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
“O Pelourinho é nossa casa. A gente fez o nome aqui na Ladeira da Misericórdia, Quintas Dance Hall, e acompanhamos toda a transformação desse espaço que está no nosso coração. Fazer eventos como esse, que difundem o reggae e toda a sua contribuição para os ritmos baianos, como o samba-reggae, é muito importante, para beber das águas desse ritmo que influenciou a nossa cultura”, destacou DJ Raiz, integrante do Ministereo Público.
Espaço de afirmação das artes. Assim é o Pelourinho para Fabrício Motta, baixista e tradutor musical do IFÁ (ijexá, funk e afrobeat) que lotou o Largo Tereza Batista com uma sonoridade marcada pela força da música negra transnacional. “Para nós, tocar no Pelourinho, além de uma honra, é um compromisso, uma missão. Fazemos parte dos artistas que têm o Pelô como um espaço de afirmação da nossa arte, do nosso trabalho. É sempre muito bom ser acolhido aqui, porque, além de ser nossa casa, é o lugar que queremos multiplicar enquanto música negra, com uma arte engajada na luta antirracista”, ressaltou.
Teve ainda samba de terreiro com o grupo Mãos no Couro, que colocou pessoas de todas as idades para sambar. Já quem curte um pagode das antigas, o Sampelô animou o público com a Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa. Gabriela Ferreira, 37, aproveitou a noite de sábado para dançar e comentou sobre o Verão na Bahia: “O Verão na Bahia está incrível, tem muita gente bonita e está acontecendo uma coisa muito bacana: muitas atrações gratuitas e, as que são pagas, têm um valor muito acessível. Então dá para todo mundo curtir. Está muito legal”, afirmou.
CONFIRA COMO FOI A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO (11) NO PELÔ
— LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA
Atração: Jeanne Lima convida Del Feliz
11h
Gratuito
Atração: Ganhadeiras de Itapuã
17h
Gratuito
— LARGO DO PELOURINHO
Atração: Olodum
13h
Gratuito
— LARGO PEDRO ARCHANJO
Atração: Tio Paulinho
14h30
Gratuito
Atração: Viola de Marujo
19h
Gratuito
— LARGO TEREZA BATISTA
Atração: Didá e Convidados
15h
Gratuito

