Coletivo DUO reestreia o espetáculo “MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania” no Cine Teatro 02 de Julho
De 29 de janeiro a 01 de fevereiro, o Coletivo DUO apresenta uma nova temporada do espetáculo MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania, obra que promove o encontro improvável entre dois dos mais emblemáticos tiranos da dramaturgia shakespeariana. As apresentações acontecem no Cine Teatro 02 de Julho, dias 29, 30 e 31, às 20h, e dia 01/02, às 19h, com classificação indicativa de 16 anos, colocando novamente em cena um embate ideológico e simbólico sobre as estratégias de conquista, manutenção e perpetuação do poder.
Dois monarcas, dois tiranos, Macbeth e Ricardo III, se encontram inesperadamente — e ao mesmo tempo — em um lugar ermo e atemporal. A partir desse encontro fictício, inicia-se um confronto de discursos, práticas e habilidades vilânicas, no qual cada um expõe suas forças e fragilidades, revelando as engrenagens que sustentam sistemas de dominação. O diálogo direto, cortante e perturbador revela que, embora os ideais pareçam distintos, os meios utilizados para alcançar o poder são assustadoramente semelhantes.
Em cena, os atores Israel Barretto e Saulus Castro – ambos integrantes do Coletivo DUO – dão corpo e voz a essas figuras históricas e simbólicas, sob a encenação de Rino Carvalho e dramaturgia inédita de Paulo Atto. O espetáculo parte da fusão de duas obras de Shakespeare — Macbeth e Ricardo III — para refletir sobre o presente, colocando em perspectiva as violências políticas, os discursos autoritários e os mecanismos de opressão que atravessam diferentes tempos e sociedades e fragilizam as democracias.
Selecionado no Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Teatro 2022, tendo sua primeira temporada realizada em 2023, MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania nasce em um contexto de profundas tensões políticas e sociais no Brasil e no mundo. A obra investiga como projetos de poder que parecem pertencer ao passado reaparecem no contemporâneo, sustentados pela hierarquização dos corpos, pela naturalização da violência e pela manutenção de estruturas opressoras.
Ao trazer à cena dois tiranos históricos, o espetáculo evidencia que toda história social é, também, uma história de conquista e perpetuação do poder. O dramaturgo Paulo Atto contextualiza que “é um tempo de muitos Macbeths e Ricardos, com indumentárias e discursos aparentemente diferentes, que no fundo possuem terríveis coincidências. E é a partir deste lugar que pegamos a obra de Shakespeare como ponto de partida”, destaca.
MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania é a obra mais recente produzida pelo DUO, coletivo que em suas montagens e projetos busca estar sempre conectado com sua realidade e temáticas político-sociais. “Macbeth e Ricardo III são dois improváveis reis que tudo destroem, violentam, corrompem para atingir seu objetivo: o poder. Os ideais são, aparentemente, diferentes, os meios coincidem. Shakespeare é uma mola propulsora para abordarmos nossa realidade”, enfatiza Saulus Castro.
A encenação de Rino Carvalho constrói um espaço cênico que funciona como um labirinto asséptico e clínico, concebido por Lucimaureen Agra em parceria com o diretor. Nesse ambiente, os personagens não encontram refúgio: expõem sem pudor seus métodos, discursos e ambições. O branco dominante é violentado pelo vermelho — marca incontornável do sangue derramado em nome do poder. Caveiras, corredores e projeções audiovisuais criam um percurso simbólico onde os reis se reconhecem como espelho um do outro, mas também como obstáculo.
Para potencializar a narrativa, o espetáculo utiliza projeções e camadas audiovisuais desenvolvidas pela Oficina de Pixel, que interferem na cena como rastros de ações passadas e futuras, borrando o tempo e reforçando a ideia de repetição histórica, com os fantasmas e sombras que atormentam as personagens. A trilha sonora original, assinada por Luciano Salvador Bahia, e a iluminação de Fred Alvim, acentuam o clima de tensão, clausura e enfrentamento.
Mais do que um encontro entre personagens clássicos, MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania propõe um espelhamento incômodo da realidade contemporânea. Em um tempo de muitos Macbeths e Ricardos, com discursos distintos e práticas semelhantes, o espetáculo convida o público a refletir sobre os limites éticos do poder, sobre a banalização da violência e sobre as ruínas humanas deixadas por projetos autoritários.
SERVIÇO
Espetáculo: MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania
Temporada: 29 de janeiro a 01 de fevereiro
Local: Cine Teatro 02 de Julho
Horário: 29, 30 e 31/01 às 20h | 01/02 às 19h
Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)
Venda: Bilheteria do Cine de Julho e Sympla (Link venda de ingressos SYMPLA)
Classificação indicativa: 16 anos
Promoção: público vestido de branco ganha 50% de desconto no valor da inteira
*Estacionamento no local
Ficha Técnica
Encenação: Rino Carvalho
Atuantes: Israel Barretto e Saulus Castro
Dramaturgia: Paulo Atto
Cenografia / Figurino / Adereços: Lucimaureen Agra e Rino Carvalho
Trilha sonora original: Luciano Salvador Bahia
Iluminação: Fred Alvim
Projeto Audiovisual: Oficina de Pixel
Costura: Lucimaureen Agra, Cássia Ferreira e Socorro Pereira
Cenotecnia: Almiro; Gonzaga Gama e Gilson
Confecção e ajudante de cenário: Lucimaureen Agra
Confecção de adereços: Lucimaureen Agra
Coordenação de COmunicação: ZumZumZum Comunicação
Design gráfico / Teaser / Spot: James Barretto
Assessoria de imprensa: Rafael Brito
Fotografia: Diney Araújo
Produção e Realização: Coletivo DUO

