Carne vencida: Supermercado da Praia do Forte é autuado durante Operação Verão do Procon Bahia
A ação, iniciada na última segunda-feira (19), segue até o final de semana e tem como objetivo intensificar a fiscalização em regiões turísticas
Em pleno verão, período de alta circulação de turistas e moradores nas praias do Litoral Norte baiano, o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) apreendeu 140,70 quilos de carne bovina imprópria para o consumo humano em um grande supermercado localizado em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, O estabelecimento foi autuado nesta quinta-feira (22), durante a Operação Verão. A ação, iniciada na última segunda-feira (19), segue até o final de semana e tem como objetivo intensificar a fiscalização em regiões turísticas, onde o aumento do consumo exige maior rigor no cumprimento das normas de segurança alimentar e de defesa do consumidor.
Segundo o diretor de fiscalização do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas, além da carne apreendida, os fiscais encontraram uma quantidade significativa de produtos fora do prazo de validade. “Ao todo foram 155 produtos com prazo de validade vencido. O supermercado vai responder a um processo administrativo e os produtos em questão foram descartados na presença dos fiscais para serem retirados do mercado de consumo”, explicou. Após a autuação, os fiscais orientaram a administração do supermercado sobre a obrigatoriedade da correta rotulagem, do controle de qualidade e do respeito integral ao Código de Defesa do Consumidor.
Comprar carnes no verão exige atenção redobrada
O calor intenso do verão acelera a deterioração de alimentos, especialmente das proteínas de origem animal, o que torna ainda mais necessária a fiscalização rigorosa e a atenção do consumidor no momento da compra. A aquisição de carnes requer cuidados específicos para garantir segurança no consumo. Aspectos como temperatura de armazenamento, aparência dos produtos e condições de higiene do estabelecimento devem ser observados com atenção.
Ao comprar carne bovina o consumidor deve ter atenção especial quanto a cor da proteína, a limpeza do local e refrigeração dos expositores. “Os compartimentos que guardam esses produtos devem estar livres de contaminação, bem higienizados e as carnes devem ter cores vivas, límpidas, sem nenhum tipo de contaminante visível. Sempre sob refrigeração para evitar a decomposição”, alertou Iratan. As embalagens devem estar a vácuo e a temperatura de exposição deve estar entre 0°C e 4°C. Já o odor, dever ser neutro, sem cheiros fortes.
Outra dica importante é deixar a compra de proteínas para o final, reduzindo o tempo fora da refrigeração. O consumidor deve também ficar de olho nas embalagens danificadas ou com vazamento. “É importante ficar atento aos prazos de validade e às informações obrigatórias que devem constar nos rótulos. Os equipamentos devem estar higienizados, sem nenhum tipo de oxidação ou sujidade que possa comprometer a qualidade ou característica do produto alimentício”, ressaltou Vilas Boas.
Em casos de irregularidades, o Procon-Ba incentiva que o consumidor denuncie e contribua para a proteção da saúde pública e para a retirada de produtos impróprios do mercado. As denúncias podem ser feitas através do site consumidor.gov.br ou pelo e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br.

