Prefeitura empossa membros do Conselho Municipal de Políticas Ambientais Integradas do município
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), deu posse terça-feira (3/2), aos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Ambientais Integradas (COMPAI), reafirmando o compromisso do município de avançar e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente.
O grupo é composto por 20 representantes do poder público municipal e da sociedade civil para o biênio 2026/2027, com mandato de dois anos, podendo se estender até o mês de fevereiro de 2028. Os empossados integram diversos segmentos, como as organizações não governamentais ambientalistas, entidades comunitárias, organizações empresariais, instituições de ensino e pesquisa, associações profissionais, povos e comunidades tradicionais, comitê de bacia hidrográfica, conselhos gestores de unidades de conservação e entidades civis sem fins lucrativos.
“Na ocasião, o titular da SEMMA, Brígido Neto, deu as boas-vindas aos novos membros e reafirmou a importância da discussão de políticas para promover e proteger os recursos naturais do município. A posse dos novos membros vai permitir que continuemos ativos no controle e na fiscalização das políticas públicas ambientais, que são extremamente relevantes”, ressaltou.
O COMPAI é um órgão colegiado de caráter deliberativo, normativo, consultivo e recursal, integrante do Sistema Municipal de Política Ambiental Integrada, instituído pela Lei Municipal nº 1.361/2009, que tem como finalidade elaborar políticas públicas e diretrizes ambientais; sensibilizar a sociedade para a consciência, educação e sustentabilidade ambiental e fiscalizar a execução das ações destinadas a defender, preservar e promover o meio ambiente.

