Campanha Outubro Rosa da Sesab registra marca de 100% das consultas agendadas
A Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) obteve a marca de 100% das consultas de ginecologia e mastologia preenchidas e 1.800 mamografias disponíveis, a Campanha do Outubro Rosa, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais, será encerrada no próximo dia 4 de novembro.
O procedimento deve ser previamente agendado pelo site da pasta. O atendimento contempla mulheres de 40 a 69 anos que não tenham feito o exame a menos de seis meses e não tenham feito cirurgia na mama. No dia do exame deve ser levado o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica para a mamografia.
Durante a ação, estão sendo ofertadas mais de 20 mil mamografias e 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas, com atendimento em unidades móveis da Sesab, de segunda a sábado, das 7h às 18h, estacionadas em pontos estratégicos, como a Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia.
O tratamento do câncer para aquelas mulheres que tiverem o diagnóstico da doença será garantido pela Secretaria da Saúde do Estado. Caso haja alguma alteração na mamografia, serão feitos exames complementares e, em caso positivo, a mulher será encaminhada para rede de atenção, conforme explica o subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa.
NO INTERIOR
Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde ofertam vagas para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.
CÂNCER DE MAMA
De acordo com estimativas do INCA, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil alcance 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230. No ano passado, foram notificadas 1.083 mortes por conta do câncer de mama. Já em 2021, este número chegou a 1.071.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula empresas, população e entidades públicas e privadas a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. O diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer em 90% dos casos.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.
Fonte: Bahia Notícias.