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Ponte Salvador-Itaparica: Concessionária discute viabilidade com SDE

O presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, participou de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com o secretário Angelo Almeida, para debater a viabilidade financeira das áreas afetadas pela construção da ponte.

Durante o encontro, Villas Boas revelou que a empresa baiana de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov, está conduzindo a sondagem e fornecendo balsas para o projeto. A mesma empresa é responsável pela montagem dos equipamentos chineses em seu estaleiro no Porto de Aratu. Para a realização desse trabalho, foram investidos R$ 160 milhões na coleta de amostras do solo marítimo.

Angelo Almeida destacou a importância de discutir com o consórcio da Ponte Salvador-Itaparica um plano estratégico para o desenvolvimento econômico das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e áreas adjacentes ao sistema viário. Ele enfatizou que o projeto vai além da mobilidade urbana, sendo um empreendimento de desenvolvimento econômico, sustentável e robusto.

Cláudio Villas Boas explicou que a construção do novo sistema viário, incluindo a ponte, é uma obra pesada de construção civil, com a maior parte dos insumos e serviços fornecidos por empresas locais. Ele mencionou que a sondagem começou com a contratação de duas grandes empresas, uma chinesa e outra brasileira, mas que o serviço local é terceirizado para empresas baianas, como a Belov. Villas Boas estimou que cerca de 300 a 400 empregos indiretos e aproximadamente 7 mil vagas diretas serão geradas durante a construção da ponte.

A Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e impulsionará a economia de toda a Bahia, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas em aproximadamente 250 municípios. O investimento atrairá novos empreendimentos nas áreas de logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário, além de fomentar o turismo, reduzindo em mais de 100 km a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado.

Além da ponte, que terá 12,4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos em Salvador e Vera Cruz. Em Salvador, uma nova estrutura de 4 km, composta por viadutos e dois túneis paralelos aos da Via Expressa, será construída entre a região da Calçada e Água de Meninos. Em Vera Cruz, uma nova via expressa de 22 km será construída na região de Mar Grande até Cacha Pregos. Além disso, um trecho de 8 km da BA-001 será duplicado desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, finalizando a área de atuação da Concessionária.

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