CAPADestaqueGeral

Banco Vermelho é aprovado pelo Senado; entenda a proposta

Um projeto que prevê a instalação de bancos vermelhos em praças e áreas públicas foi enviado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e poderá virar lei em breve.

O objetivo do projeto é implementar assentos em áreas públicas que contenham mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia de feminicídio.

De autoria da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE), a proposta foi aprovada no plenário do Senado na última quarta-feira (10).

Inspiração internacional

A iniciativa foi inspirada em uma campanha internacional que começou em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus parceiros.

Objetivos do projeto

A proposta inclui a realização de ações para fortalecer a campanha, tais como:

  • Realização de ações de capacitação em locais de grande circulação;
  • Premiação dos melhores projetos relacionados à conscientização, enfrentamento da violência contra a mulher e reintegração da vítima.

Crescimento dos feminicídios no Brasil

O projeto foi analisado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado e recebeu parecer favorável da senadora Jussara Lima (PSD-PI). Jussara Lima destaca que, desde a tipificação do feminicídio, em 2015, os registros desse crime têm aumentado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2023, foram registradas 1.463 vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram