CAPADestaqueGeral

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro será feriado pela primeira vez em 2024; entenda

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será um feriado em todo o Brasil. A proposta de transformar a data em feriado, idealizada pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi sancionada pelo presidente Lula em 21 de dezembro.

Ao celebrar a sanção da lei nas redes sociais, Randolfe expressou entusiasmo: “REPARAÇÃO E JUSTIÇA! O presidente Lula sancionou hoje o projeto de lei de nossa autoria que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. A partir do próximo ano, o dia 20 de novembro será feriado nacional, reforçando a importância da luta contra o racismo e a reflexão sobre a memória e a resistência do povo negro em todo o país!”

A escolha da data é uma homenagem ao líder do maior quilombo do Brasil, Zumbi dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695 na região que hoje corresponde ao estado de Alagoas. Após sua morte, sua cabeça foi exposta na Praça do Carmo.

Esse dia celebra a luta pela igualdade racial e a resistência dos afrodescendentes, buscando também estimular medidas concretas de reparação e ampliar a representatividade negra na política e em posições de destaque na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram