BahiaCAPACrimeDestaqueInvestigaçãoPoliciaSegurança Pública

Polícia Federal desarticula rede internacional que dopava mulheres e divulgava vídeos de abuso

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), uma operação contra crimes sexuais praticados no ambiente digital, com foco na produção e disseminação de vídeos de violência contra mulheres. A ação cumpre três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em endereços na Bahia, São Paulo, Ceará, Pará e Santa Catarina.

Rede criminosa transnacional

Segundo as investigações, brasileiros integravam uma rede internacional especializada em compartilhar vídeos de estupros cometidos contra mulheres em estado de sedação. As vítimas também seriam brasileiras. Os suspeitos utilizavam medicamentos com efeito sedativo para dopar as mulheres, cometer os abusos e registrar os crimes em vídeo, que depois eram divulgados em plataformas digitais.

Cooperação internacional

A ofensiva é resultado de um trabalho iniciado em 2025, em parceria com a Europol e autoridades de mais de 20 países. O caso revelou a existência de múltiplas redes dedicadas ao compartilhamento de conteúdos de violência sexual, com semelhanças ao caso da francesa Gisèle Pelicot, que ganhou repercussão mundial ao denunciar abusos.

Detalhes da investigação

Entre os alvos no Brasil estão homens suspeitos de dopar as próprias companheiras para cometer os crimes. A PF identificou conversas sobre diferentes tipos de sedativos, marcas comerciais e efeitos colaterais, demonstrando planejamento prévio e conhecimento técnico. Também foram encontrados indícios de discursos de ódio e objetificação das mulheres.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, computadores e dispositivos de armazenamento, que serão analisados para aprofundar as investigações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram